quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Jantar Escandinavo


Hoje falarei de uma experiência mais do que maravilhosa, o Jantar Escandinavo pela chef Denise Guerschman, desde que ouvi falar sobre esse Jantar eu já ficava encantada com a ideia.
Não tenho como explicar em palavras como foi essa maravilhosa experiência, em fotos fica muito mais divertido e interessante <3

Mas antes de fotos dos pratos, como sabem sou vegetariana e amei o cuidado da Denise com os pratos feitos para mim, tudo pensado para que eu coma tão bem como todos os outros e amei absolutamente tudo!

Quanto ao Jantar em si, além dos pratos lindamente montados, cada prato contava com algo diferente do que vemos nas mesas aqui do Brasil e agora sim vou mostrar porquê.

Primeiro prato foi uma tabua de frios nórdica, como meu namorado estava comigo, eu vi na maior parte das vezes dois pratos diferentes, o meu vegetariano e o dele com as carnes(confesso que no meio do jantar quando entrou o prato de king crab com snow crab eu queria mto experimentar um pedacinho – tem muita coisa que eu nunca comi na vida como por exemplo salmão – já que sou vegetariana faz 16 anos e quando modifiquei minha alimentação era adolescente, então não tive tempo de experimentar muita coisa – mas eu me segurei porque meu prato estava maravilhoso e pq o arrependimento passou rapidinho). 



Detalhe da mesa - Todos na mesa tinham um simbolo nórdico na sua frente - o meu era o "Vegvísir" conhecido como "bussola viking"
Bom voltando a tabua nórdica que tinha: Manteiga artesanal, queijos de cabra e de ovelha, frios nórdicos(não lembro de todos, mas tinha salame de alce, queijo de cabra marrom e acho que alguma coisa de carne de baleia que não lembro o que era) geleia de mirtilos, patês de camarão e de fígado....e tudo isso acompanhado com pão típico sueco e pão típico norueguês(que eu amei – entre um prato e outro pegava um pedacinho desse pão).

Vale destacar a linda tábua para os frios, que é um tronco de arvore cortado como tábua, um amor **.** 
Além de tudo isso cada prato vinha acompanhado com uma bebida no caso desse o Bloody Lagertha(suco de tomate cereja temperado com vodka viking).


O segundo prato foram os legumes assados (alho poró e erva doce) na brasa com sementes de zimbro e manteiga queimada.


Para acompanhar Vodka Sueca com xarope de pepino, dill, limão siciliano e água VOSS com gás (eu amei essa bebida) **.**

O Terceito foi a Floresta de Raízes, olhando para o prato eu lembrei mesmo uma floresta, e comi pela primeira vez rabanete cozido (antes só tinha comido cru, eu amo rabanete, mas nunca pensei em cozer – fica delicioso)


Acompanhado de Aquavit* Norueguesa com xarope de groselha e água VOSS com gás.

*Aquavit é um destilado de batata, super forte (eu acho pelo menos – hauhauah)

O quarto prato foi o Gravlaks (salmão enterrado) defumado com macieira norueguesa, o meu foi uma panqueca de ervilha torta(se não me engano) no lugar do salmão. O mais legal desse prato é a criação linda da Denise, ele vem com uma taça em cima, a taça segura a fumaça que defuma o prato, quando vc tira a taça sai aquela fumacinha linda e vem o cheiro delicioso do prato.

Esse é o meu prato + o hidromel que vem num chifre feito de cerâmica 


Acompanhado de Hidromel Seco (só para ressaltar a Denise usa no Jantar Escandinavo o Hidromel Triple Horn)

O quinto prato foi o bolinho de bacalhau com vinagrete de raiz forte, geleia de limão com aquavit e pão de centeio, no meu tinha um bolinho (não lembro do que era =/ - mas era mto bom)...

Nesse os pratos eram bem parecidos com o meu <3


Só dando destaque a decoração de tudo, e o cuidado com a apresentação dos pratos, me encantava a cada prato que chegava na mesa. Esse prato vinha com a caixinha fechada <3 Acompanhado com Vodka Viking (que meu namorado não aguentou tomar e eu tomei duas doses - a viking bêbada...hauahuahau)

O sexto prato foi o King Crab e de surpresa o Snow Crab(que foi a carne que meu namorado mais gostou) com vinagrete de vodka com beterrabas e morango servido com avocado, no meu só não tinha as carnes <3 Para acompanhar a Cidra dinamarquesa de maça (que é divina) tomaria uma garrafa com certeza.
Prato do Gui - com a carne

E o meu prato, sem carne - desculpe pelo péssimo angulo do meu prato...hauahuahua
E estamos na metade do Jantar, isso mesmo na metade!!!! O Sétimo prato foi o Lagostim, que meu namorado disse que parecia que ele estava dormindo no travesseiro de cebolinha recheada com vieiras e dill e creme de leite queimado. No meu tinha algo com curry e ficou muito bom(eu simplesmente amo curry).

Esse é o meu prato

Esse é o lagostim que o Gui disse que parecia que estava dormindo (que dó...)

Para acompanhar Hidromel Triple Horn Suave com xarope de flor de sabugueiro (essa mistura fica simplesmente divina).

O oitavo prato foi a sopa de cerveja!! Acompanhada com aquavit.


O nono prato foi a Carne suína com extrato de malte, queijo de cabra marrom*, geleia de groselha, rosa de maça, cebola queimada e caldo de carne suína com estragão – para mim a carne foi substituída por panquecas de ervilhas tortas e o caldo por caldo de salsinha e estragão (eu comeria esse prato sempre, muito maravilhoso). Tudo acompanhado com cerveja de trigo (que é a minha preferida)
*esse queijo tem gosto de doce de leite, mas salgado...é sério...é bom demais...




Agora vamos as sobremesas <3 a primeira foi paixão à primeira vista Panacotta de cardamomo e amêndoas, geleia de groselha e ganache de chocolate freia (é norueguês e é maravilhoso). Com hidromel suave.



Crumble de ameixa seca, ameixa fresca e farofa de marzipan, acompanhado com cidra de maça com hidromel suave (outra combinação sensacional)


E quase por último (porque mesmo sendo o último prato, ainda comemos mais) o Krumkake com sorvete de vodka, calda de alcaçuz e geleia de groselha. Acompanhado com licor de vodka com groselha.


E agora sim para fechar, o MARAVILHOSO e viciante KRANSEKAKE (que é um bolo norueguês feito de anéis de amêndoas) isso é perfeito, eu só não comi mais, porque não conseguia mais comer...deu vontade de levar o que sobrou para casa, porque era delicioso. Acompanhado com café do marinheiro (café com sal e fica mtooo bom) e chá de pimenta jamaicana (isso deu um calor)


Ufaaa, e infelizmente o Jantar Escandinavo terminou, foi uma experiência sensacional, falando em gastronomia, história, conhecimento...vale muito a pena pelo menos uma vez participar de algo assim, eu sai de lá com saudades do Jantar, do local (a decoração linda demais) de tudo.

Agora para matar a saudade só indo em mais um e comprando alguma coisinha (ou muitas coisinhas) na Feira Escandinava (que recomendo demais) na minha agenda aqui no blog( a direita) tem a data dessa feira - é mais um mercado...não tem atrações nem nada, nessa feira você vai para gastar mesmo.

Espero que vcs tenham gostado <3 e se tiverem a oportunidade de ir a um dos Jantares Escandinavos que a Denise prepara aproveitem!!

Procurem pela hashtag #jantarescandinavo nas redes sociais que tem bastante coisa.

A Denise posta sempre no instagram dela sobre o Jantar @dguerschman


Deixem seu comentário <3

4 comentários

  1. Por Odin que jantar maravilhoso Dhy :O
    Muito interessante,é em um restaurante?
    Achei incrível,fiquei curiosa por muitas coisas,mas essa sopa de cerveja como é?rs
    Eu queria encontrar para vender horns assim,de material alternativo,vc sabe onde pode ter?
    bjin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!!

      Não é num restaurante, é na casa da chef, ela faz o jantar periodicamente =]
      A sopa estava deliciosa, principalmente por causa da cevada no fundo =] não sei explicar como é...hauhauahuahuaha...mas é boa!!
      Então essa chef mandou fazer os horns de ceramica com uma artesã, eu já vi de ceremica e de fibra de vidro também, mas nunca para vender, sempre alguém que mandou fazer pq não queria comprar o horn natural.

      bjos!!

      Excluir
  2. Aiiiiiii que vontade de experimentar tudo!
    Só que eu sou "a gulosa" ia querer os pratos tipo montanha sabe hahahahaha, igual de pedreiro (falou a passa fome).
    Adorei conhecer melhor! *-*

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais chique esse jantar!
    As comidas parecem boas e achei um amor o carinho que ela reve com os pratos vegetarianos também.
    Muito bacana! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir