quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Assunto polêmico - cópias!!

Eu como sempre sumida daqui e do you tube, mas não é por mal....resolvi postar um texto que escrevi sobre cópias a alguns meses atrás =]

Quem acompanha meu trabalho e as redes sociais sempre vê postagens minhas(e até mesmo um vídeo que postei no meu canal do youtube) falando sobre esse assunto.

o VÍDEO!!

Mas porque esse tipo de coisa me incomoda tanto? Por não é certo nem aqui na Terra ou em qualquer parte do universo copiar o trabalho dos outros e ponto final. A pessoa vê a peça pronta, mas não tem noção do trabalho, tempo e dedicação que o artista teve com aquela peça. Eu falo artista, mas dentro desse tipo de coisa podemos encaixar inúmeras profissões não só as que envolvem arte.
É antiético, falta de respeito com você mesmo como profissional e com o seu colega de profissão copiar o trabalho do outro!! Vejam bem eu não digo que é proibido usar a peça de alguém como inspiração, mas copiar a peça é errado e muito. Afinal eu comecei meu trabalho me inspirando no trabalho de uma artesã Canadense <3 a Belethil (procurem no face – ela é a pioneira no ramo, trabalha com isso desde 1988 – ou seja eu nasci e ela estava lá fazendo orelhas de elfo...hauahuahuah) mas as minhas peças nunca serão iguais as dela, não é a intenção e não deveria ser a intenção de ninguém...
Muitos não sabem, mas eu não sou a primeira pessoa que fez orelhas élficas aqui no Brasil, pelo que sei uma outra moça fez antes de mim, porém eu não encontrei mais registros do trabalho dela, ela começou seu trabalho alguns meses antes de mim e eu tive a oportunidade de ver pessoalmente (lindíssimo por sinal), mas em hipótese alguma eu copiaria alguma peça dela, mesmo com a peça nas minhas mãos!
Eu também não sou a primeira e muito menos a única a fazer peças com a mesma inspiração que uso, existem inúmeros pelo mundo, mesmo e inclusive no Brasil!!!! E é claro que quem está dentro do meio conhece o trabalho de cada um e reconhece o trabalho de cada um....então de uns tempos pra cá surgiu muita gente me pedindo cópias de trabalhos de artesãos em especial internacionais, as vezes até mesmo sendo grosseiro quando recuso(de falar que se eu não sei fazer é só falar que não sei e não vir com papo de que não copio).
Acho que o pior mesmo é quando a pessoa começa a conversa com “Adoro seu trabalho...mas vc poderia copiar esse aqui...” e me manda foto de uma peça feita por outro artesão...pessoal isso é tão feio...mas tão feio...se vc gosta do trabalho do outro entre em contato com ele para fazê-lo, ele fará igual, afinal ele quem fez...é a mesma coisa de vc pegar por exemplo um TCC de uma pessoa, trocar o nome dela pelo seu e entregar como se vc tivesse feito....e pra não falar demais....
Outro exemplo absurdo de cópias é artesão copiar peça de outro e dar a desculpa achei no Pinterest então pode copiar! Nãooo, não pode copiar pq está no Pinterest, primeiro pq as vezes nem foi o artesão que postou lá, outra pessoa pode ter compartilhado a imagem lá, segundo mesmo que seja o artesão que compartilhou ele não está te autorizando a copiar, na realidade o Pinterest é uma rede social para buscar referências e não para copiar o trabalho alheio.
Outra coisa muito mas muito chata que acontece é usar a foto de um artista X para divulgar o seu trabalho...eu quando vejo postagens no facebook de lojas/artesãos/ateliês fazendo isso eu brigo mesmo, usar a imagem do outro para se promover não é em nenhum lugar correto...e muita gente ganha curtidas/seguidores fazendo isso, é uma prática criminosa  e não é pq vc compartilhou uma foto internacional que você não está cometendo um crime ou algo errado...você engana a você(curtidas não significam pedidos ou encomendas) e ao cliente(que provavelmente desconfiará de vc ou receberá algo diferente e não vai ficar mto feliz não é?)

Acho que o post já está bem longo, mas acredito que seja interessante postar sobre isso, para muitas pessoas as vezes que não fazem por maldade perceberem que isso é muito chato para um profissional de verdade.

Comentem!!

Um comentário

  1. Ta certa ser original da trabalho demais pra alguem vir e copiar

    ResponderExcluir