sexta-feira, 29 de julho de 2016

Vestimenta Celta

Pretendo fazer postagens falando sobre coisas que clientes me perguntam e nesse segmento de postagens falarei um pouco sobre o que sei quanto a vestimentas de civilizações antigas e da era medieval como celtas(antiguidade) e vikings(medieval)! Existe uma diferença enorme entre essas civilizações, primeiro quanto ao período histórico e também por causa da região em que cada grupo/civilização/tribo vivia.

Hoje falarei sobre vestimenta dos Celtas!!

Muitos pensam que a cultura celta vem da era medieval, na realidade é uma cultura que vem bem antes disso, já li algumas vezes que se originaram do período neolíticos. Não existia só uma tribo celta, mas muitas tribos cada uma com suas características peculiares e em regiões diferentes, é super difícil encontrar informações diretas sobre a civilização celta por que eles não tinham escrita e não registravam suas tradições, então muita coisa que sabemos deles vieram de registros de outras civilizações como os romanos, sabemos que os celtas eram uma civilização com bastante igualdade de gênero e que eles realmente lutavam “pelados” (ou quase pelados - sem camisa - lembrando que normalmente os registros vem de outra civilização e eles relatam somente sobre uma cultura que tiveram contato, normalmente sobre os gauleses)...

Bom os celtas como disse não eram uma tribo de um local só, eles estavam espalhados pela Europa,o básico de divisão de tribos celtas:
-Gaulesas;
-Celtiberas;
-Bretãs insular;
-Gálatas.

Quanto a regiões, os celtas se concentravam na região do País de Gales, Inglaterra, Escócia, Irlanda, França, Bélgica, Turquia e Itália(se não me engano)...ufaaa...muitos lugares!!! E cada tribo que mencionei ficava em uma região especifica, não era tudo misturado no mesmo lugar....

Bom agora que falei bem pouco sobre os celtas, bem pouco mesmo, falando sobre vestimenta então, a forma como a pessoa se vestia poderia indicar a tribo(não sei se é correto denominar assim) que ela fazia parte. E não, vestimenta celta, a de verdade no caso, não é vestido medieval com super mangas por exemplo ou kilt(aquele saiote usado pelos escoceses)...não é roupa curta cheia de couro (não esqueçam que Europa é frio, ninguém é louco de andar por ai só com uma sainha de couro e um top) lembrando também que celta não tem nenhuma ligação com “Xena a Princesa Guerreira”, porque eu falo isso, porque eu cansei de ver gente postando coisa falando que é Celta e não é! Nada contra claro, mas vamos estudar sobre as civilizações é divertido e por mais que vc estude, sempre tem algo que não leu ainda...e olha eu mesma antes de estudar sobre as civilizações, ou melhor, antes de saber onde procurar sobre as civilizações, cometia erros bem parecidos e não sabia a diferença entre celta, viking ou medieval....misturava tudo na minha cabeça(as vezes ainda mistura...hauhauahuha).



A vestimenta celta era feita com materiais que se deterioram com o tempo (como por exemplo lã e linho), então infelizmente é quase impossível encontrar roupas originalmente celtas, por isso fica tão difícil recriar a vestimenta celta...então muito do que sabemos sobre os celtas vêm de sagas, de descrições que outras civilizações fizeram (como eu comentei acima) e do nosso conhecido “telefone sem fio” um fala pro outro, que comenta com o outro e ai você fica sabendo mais ou menos sobre(é a mesma coisa com os Vikings – mas digamos que com eles tiveram uma sorte...bom isso é para outra postagem) Bom então o que encontraram dos celtas? Acessórios, ornamentos, armaduras isso não se deteriora como os tecidos então foi encontrado =]



Nas descrições que encontro por ai de vestimenta celta tradicional tanto homens quanto mulheres usavam túnica (chamadas léine) normalmente de lã, dependendo da região as túnicas poderiam ser de manga longa, curta ou até mesmo sem manga.

A túnica feminina chegava até os tornozelos, li que são túnicas longas parecidas com de gregos ou romanos e para climas mais frios uma túnica em cima da túnica como um avental porém com um caimento diferente, o tecido é dobrado na altura dos ombros e caí em cima dos seios...é meio difícil explicar =/ as mulheres usavam cintos na cintura e pelas descrições gostavam de marcar a cinturinha.


Os homens vestiam túnicas coloridas até a altura dos joelhos com calças ou não, cintos para segurar a túnica, a manga poderia ser curta ou longa, as calças (chamadas de bracae) eram estreitas ou mais largas mas com tiras que enrolavam em cima dos pés.



Antes que me esqueça o cinto era chamado de criss.

**uma curiosidade, quem usava elmo com chifre eram os celtas e não os vikings!! Mas os chifres são bem diferentes do que vocês imaginam, são cônicos e não eram utilizados em qualquer momento, normalmente cerimoniais ou para momentos importantes.



Ambos os sexos usavam uma pequena capa, chamada de brat, normalmente de lã e em tamanho triangular, outros tamanhos de capa também eram usados, mas o mais comum eram capas menores.



Os celtas ornamentavam bastante as roupas, com bordados com desenhos normalmente geométricos e são retratados por usarem muitas cores.



Os cabelos masculinos normalmente longos e trançados, já li registros que falavam que eles passavam cal no cabelo para as batalhas isso fazia com que os cabelos queimassem e ficavam com tipo um degradê de loiro, castanho e ruivo (mas isso foi o que li...não tenho certeza) – isso falando do cabelo masculino!! Quanto ao cabelo feminino muitos ornamentos nos cabelos como miçangas  =] e bolas douradas no final das tranças( não encontrei imagens disso =/ mas já li muito que ornamentavam os cabelos).

E não posso esquecer do tradicional e famoso Torc, que é um anel que vai no pescoço feito de metal normalmente torcido, a maioria é aberta na frente com ponteiras, mas já encontraram muitos com fechos de argola ou até mesmo fechados com alguma decoração na frente era usado tanto por homens quanto por mulheres. Normalmente mostrava o poder que aquela pessoa tinha(dependendo do material, tamanho e quantidade de torcs que usava no pescoço).



Sabe-se que era um ornamento importante, inclusive retratavam Deuses usando esse acessórios, como por exemplo Cernunnos no Caldeirão de Gundestrup que usa um torc e também segura um torc.



Sobre ornamentos, por exemplo pedi para minha amiga Aline da Aiya confeccionar um anel baseado em um achado arqueológico, encontrado na Europa central, o anel é uma réplica de um anel da Cultura La Tene, e foi encontrado na região da tribo Boii(tribo celta da região do norte da Itália), ainda não recebi esse lindo, mas estou louca para usa-lo <3

Foto retirada do instagram pessoal da Aline



Bom acho que no resumo, bem resumido é isso =] Como sempre digo e insisto em dizer eu não sei de tudo e não sou historiadora, só tenho interesse e sou apaixonada por história em especial da antiguidade e era medieval, por isso leio e estudo muito sobre as culturas, é bem difícil encontrar material sobre, mesmo tendo o google para nos ajudar, por isso resolvi resumir um pouco do que sei, de longe é tudo sobre essa cultura tão maravilhosa, caso tenha confundido alguma coisa por favor entre em contato para me corrigir(eu gosto de saber se estou correta no que falo, não quero informar ninguém da forma errada...) Eu espero que gostem da postagem =] comentem sobre! =]


AAAAA uma coisa, muita gente me pergunta se eu faço torcs, eu não faço torcs convencionais, faço peças utilizando muito da minha criatividade e imaginação, mas conheço uma pessoa que faz torcs maravilhosos, é o Kleber do atelie MacTíre Artes =] caso procure uma peça mais parecida com uma histórica falem com ele, ele também cria ponteiras lindíssimas para os torcs que faz. Vale a pena conhecer o trabalho.

Torcs feitos pelo Kleber - foto retirada de sua página no facebook

=D

2 comentários

  1. Oieeeeeeeeee!
    Vim aqui deixar um breve recadinho pra dizer que fiz uma listinha super especial e eu espero muito que você goste do que tem lá!

    Blogs que a Guerreira ama!! ♥

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o post Dhy!
    Apesar de ser um resumo, achei que ficou bem explicadinho e completo sobre o assunto.
    Realmente, pra gente que ainda não leu cobre e não tem muito conhecimento, mistura tudo. Fiquei bem surpresa, na verdade, com como realmente eram as vestimentas do povo celta. Muito bacana! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir